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12 TERMOS FINANCEIROS QUE VOCÊ PRECISA SABER

A organização no início da empresa é fundamental. Conheça agora mesmo quais são as palavras mágicas no mundo das finanças.

Ser empreendedor é desenvolver um ótimo trabalho em uma determinada área e a executar da melhor forma possível. Muitas pessoas abrem suas próprias empresas porque observam que esse trabalho lhe renderá bons frutos, tanto financeiros quanto para seu bem estar pessoal.

Empreender, é iniciar algo inovador, é ver o que ninguém vê e que realiza antes o que o mercado necessita e segue para a ação. Além disso, ele é motivado pelo desejo de ser independente e assumir responsabilidades.

A sua vida, como sabemos, é muito agitada e corrida. Conciliar entre compreender os sintomas que levam a um diagnóstico e prescrever o tratamento mais adequado é uma tarefa que cabe, somente, a você.

Você precisa dividir a rotina com a prioridade de cuidar da saúde dos pacientes e estar em dia com as obrigações fiscais e tributárias e entender de toda a parte financeira do negócio. Sabemos que não é uma das tarefas mais fáceis.E é muito comum que você acabe nomeando outra pessoa (até mesmo o próprio contador) para cuidar de todos os assuntos que dizem respeito à área financeira do negócio.

Você faz parte de um segmento de mercado que não para de crescer no Brasil. E temos diversos empresários e empreendedores que estão colhendo sucesso nessa área. O que exige enorme responsabilidade por parte deles e dos gestores, afinal, também estão lidando com a saúde financeira; fiscal e tributária do consultório ou clínica, que é uma empresa constituída.Além de toda a empolgação e desafios que o empreendedor encontra ao chegar no mundo dos negócios, existem alguns termos sobre controle financeiro que ele precisa aprender.

Muita gente começa a pensar nas finanças da empresa só depois de abrir o negócio. Mas é fundamental entender estes termos antes de abrir seu negócio. Como você vai saber se suas metas estão sendo cumpridas se você nem tem metas definidas?”

Infelizmente, muitas empresas vão à falência por falta de conhecimento mínimo em como administrar e gerenciar o dinheiro do seu negócio.

Podemos garantir que uma das suas maiores preocupações com a sua empresa é fechar as contas no azul todos os meses, certo? Por isso, separamos agora 12 termos financeiros que você precisa saber para ficar por dentro da área financeira do seu negócio.

1 - Contas a Pagar

São as despesas que a sua empresa tem para quitar, como pagar por fornecedores e funcionários, por exemplo. Além disso, contas de consumo (água, energia elétrica e telefone) também entram na lista de contas à pagar. São também os pagamentos com investimentos, como cursos, viagens e equipamentos. É tudo que se PAGA.

2 - Contas a Receber

Geralmente são todos os valores que o cliente precisa pagar para sua empresa. É necessário ter conhecimento, também, dos valores à receber à vista ou parcelado.

3 - Capital de Giro

São recursos que servem para manter a empresa funcionando em épocas difíceis, quando não há entrada de dinheiro suficiente para cobrir as despesas. Esse recurso é muito utilizado nos primeiros meses de funcionamento do negócio, onde ainda está sendo formada uma carteira de clientes e o foco é na divulgação.

4 - Capital Social

É o montante de dinheiro necessário para abrir e manter uma empresa, ou, quanto dinheiro foi investido para criar o negócio.

5 -Controle de Estoque

É o monitoramento da quantidade de produtos que estão guardados, esperando para serem comprados ou utilizados numa linha de produção.

Fazer a gestão de estoque é importante porque assim você sabe quanto tempo tem antes de reabastecer as prateleiras e pode tomar decisões importantes, como criar promoções, por exemplo. Controle de estoque é gerenciar a atividade da empresa!

6 - Faturamento

É o valor que a empresa recebeu com todas as vendas somadas em um determinado período de tempo. Faturamento anual, por exemplo, é a soma das vendas durante um ano.

7 - Fluxo de Caixa

É um mecanismo de controle das entradas e saídas de dinheiro, ou seja, das despesas e receitas da empresa. Para manter a saúde financeira dos negócios, controlar o fluxo de caixa é fundamental.

8 - Gerenciador Financeiro

É uma ferramenta que ajuda a controlar o dinheiro da empresa. Você insere os recebimentos e despesas e pode monitorar as finanças do seu negócio. Os gerenciadores financeiros podem ser ferramentas online, que costumam ser muito eficientes.

9 -Margem de Lucro

É a porcentagem calculada sobre o valor de um produto ou serviço, depois de descontadas as despesas para produzi-lo e os impostos. Basicamente, é a porcentagem de lucro que a empresa recebe por um determinado produto.

10 -Pró-Labore

É uma espécie de remuneração fixa paga ao dono da empresa, como se fosse um salário por suas horas de trabalho na administração do negócio.

É importante ressaltar que o pró-labore é diferente do lucro da empresa. O lucro da empresa deve ser destinado ao capital de giro e investimentos na própria empresa.

11 - Receita

É um valor que entra no caixa da empresa pela venda de um produto ou serviço. A receita é tudo aquilo que você arrecada, a título de pagamento pela venda de um produto ou prestação de um serviço.

Portanto, a receita representará todas as entradas de recursos que ocorreram na sua empresa naquele dia, mês ou ano.

12 - DFe Documento Fiscal Eletrônico (DFe)

São todos os documentos fiscais com existência digital, ou seja, tudo que for um documento importante para o fiscal e que seja eletrônico, como a Nota Fiscal eletrônica (NFe); Documento Auxiliar da Nota Fiscal eletrônica (DANFe); Conhecimento de Transporte eletrônico (CTe) e outros.

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